A nossa História

 
Data de 1929 o primeiro alvará que autoriza o funcionamento de uma ”Taverna“ no lugar onde hoje está instalado o Restaurante Alcanena, na data passado ao avô dos dois irmãos que hoje nos recebem nesta casa.
O gosto pela gastronomia típica marcou desde cedo a diferença nos pratos que se encontravam na sala de refeições do Alcanena, aposta esta imediatamente ganha pela satisfação dos seus clientes, principais responsáveis pelo reconhecimento e elevada procura que a casa conhece hoje em dia.

Embora tenha contado, desde muito cedo, com o auxílio dos seus dois filhos Joaquim Fernandes e Luis Fernandes na gestão do dia-a-dia deste negócio de família, o comando da equipa continua nas mãos de Isilda Carvalho, que se encarrega pessoalmente de alguns pormenores de maior importância para a melhor qualidade possível dos pratos que serve. A escolha de ingredientes, a compra do peixe fresco, a supervisão da confecção e serviço.

Atenta às tradições da região, D. Isilda sempre habituou os seus clientes a uma variedade de ofertas desde as entradas, à ementa rica em pratos onde se encontrava toda a riqueza da gastronomia tradicional não só da região mas também de outros pontos do país.

Paralelamente ao serviço regular da sala de refeições, era usual o convivo com alguns amigos por alturas festivas, sendo para o efeito improvisada uma adaptação numa antiga adega da família. Noites de fados, “patuscadas” típicas do S. Martinho animadas por momentos musicais, regadas com o vinho da região e durante as quais eram servidos alguns dos mais afamados petiscos da D. Isilda.

De tal forma estas ocasiões eram bem recebidas pelos convivas que daí a tornar-se um serviço permanente foi um pequeno passo. A antiga adega foi definitivamente reformulada e nela surgiu a nova sala Adega Buffet, originalmente com capacidade para 65 pessoas. Recentemente e respondendo à afluência cada vez maior que esta sala tem vindo a conhecer foi ampliada a sua capacidade com uma nova sala de apoio que oferece agora disponibilidade para mais 50 pessoas.

 

2